TERMOS E CONDIÇÕES
AVISO IMPORTANTE: AO CONFIRMAR E AVANÇAR POR ESSE PEDIDO VOCÊ ESTARÁ DECLARANDO QUE LEU E ESTA CIENTE DAS NORMAS DE USO PARA OS ENVIOS CORRETOS ASSIM COMO OS PRAZOS E VARIAÇÕES CONTIDAS NESSE DOCUMENTO. SE ENVIAR DIFERENTE DO QUE ESTA AQUI DESCRITO ABAIXO SERÁ POR SUA CONTA E RISCO.
NORMAS DA EMPRESA E TERMOS DE USO:
Siga corretamente os padrões especificados e as instruções contidas neste site, pois a Gráfica garante o prazo e a qualidade se as regras de envio, horários e criação forem seguidas á risca, a Gráfica não se compromete em revisar arquivos enviados prontos.
O envio de arquivos deve ser exclusivamente realizado via site, não serão aceitas reclamações de pedidos que não seguirem os processos normais da gráfica contido em nossos manuais de INSTRUÇÕES DE ENVIO pois os mesmo estarão em desacordo com o processo e serão impressos como enviados. Lembramos que somos uma gráfica voltada para o público profissional, de pessoas intendentes dos processos gráficos e suas limitações.
NÃO DEVOLVEREMOS DINHEIRO OU REFAREMOS MATERIAIS CASO:
- Todos os produtos vendidos pela gráfica se caracteriza PERSONALIZÁVEL e é intransferivel. Em caso de troca ou devolução sem nenhum tipo de motivo, para materiais "perfeitos", não será aceito troca, nem devolução, nem cancelamento depois de entrar em produção.
- ENVIOS FORA DO GABARITO (risco de ser impresso amassado, ou fora de proporção, ou com bordas brancas indesejadas, ou com margens degoladas por falta de sangria); Caso eventualmente o produto não tenha gabarito, FAVOR SOLICITAR NOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DA GRÁFICA.
- RECLAMAÇÃO DE TAMANHO FINAL DO MATERIAL. Verifique atentamente o tamanho final do trabalho baixando o gabarito, tamanho da arte não é tamanho final, no gabarito observe sempre a linha do meio, essa linha corresponde ao tamanho final do trabalho depois de pronto. Obs: Esse tamanho final pode variar até 10% devido ao corte atravéz de guilhotina.
- ENVIO DE MAIS DE UMA PÁGINA (na frente ou no verso só será considerado a primeira página do arquivo); NUNCA ENVIE EM PÁGINAS, em nenhuma Hipótese, salvo, impressão a Laser com mais de 10 paginas, Cardápio com mais páginas e Revistas. Todo resto é pra ser enviado um arquivo por página;
- PRETO CARREGADO OU PROCESSADO (risco eminente de manchas na ipressão);
- ENVIO DE ARTES EM CORES EM RGB OU QUALQUER QUE NÃO SEJA CMYK (risco das cores virem muito diferentes do original enviado);
- FONTES E EFEITOS NÃO CONVERTIDOS CORRETAMENTE (risco de virem com textos trocados ficando dora de estética);
- ARTES ENVIADAS COM BAIXA RESOLUÇÃO SERÃO IMPRESSAS POR RISCO DO CLIENTE (risco de ficar ilegivel, serrilhado ou com forma embarçada). Aconselhamos envios de arquivos acima de 300dpis de resolução em caso de material pequeno, e minimo de 100dpis em materiais grandes.
#NÃO CORRIGIMOS ARTES (Se você não é um profissional, procure auxilio com um antes de enviar)
WINDBANNER exposto a ventos fortes é considerado mau uso, pois as astes não são resistentes a esse tipo de evento da natureza. Assim como exposto ao sol excessivo, a durabilidade do tecido será menor devido ao desgaste. Sendo assim total responsabilidade do cliente.
Leia com atenção todos os termos do contrato.
a) Devolução e reimpressão de materiais só serão aceitas mediante uma análise do arquivo enviado. Tendo em vista que o mesmo deverá estar dentro dos padrões descritos nas instruções.
b) Todo arquivo que recebemos fica guardado em nosso sistema por 15 dias, como garantia de originalidade, para eventuais discordâncias entre o material esperado e o impresso. O cliente poderá solicitar uma conferência se necessário.
c) Confira nossos prazos na descrição de cada produto. Todo o material que sofrer qualquer avaria de impressão, desconformidade na compra ou bloqueio por erro de criação, terá seu prazo de entrega reiniciado a partir da solução do problema.
d) Havendo de problemas (falhas) na produção de um material (impressão, corte e acabamento), nosso setor de qualidade reiniciará este processo (reprodução). Nestes casos o prazo será duplicado (produtos com prazo de 3 dias úteis terão então 6 dias úteis, etc). Caso o cliente tenha realizado um novo pedido dentro deste prazo, o item reproduzido será enviado junto a ele. Não havendo a possibilidade de realizar uma nova compra nesse período, o cliente deverá efetuar o pagamento de um novo frete para que o produto seja enviado.
e) Quando ocorrerem cancelamento de algum item da compra por problemas com o arquivo, por parte do cliente, este tem até às 12:00h do dia seguinte para reenviar o arquivo. Caso isso não ocorra o item será excluído e o cliente receberá o crédito do valor pago pelo item cancelado em forma de crédito. Neste caso não haverá recálculo do valor do frete.
f) Referente ao Transporte de Materiais: Nos isentamos de qualquer responsabilidade referente a atrasos decorrentes de fatores externos, como acidentes, forças da natureza, engarrafamentos, máquinas quebradas, entre outros.
f.1) O Cliente fica ciente que não deverá oferecer ao seu cliente prazo igual ou inferior ao informado no site
f.2) O prazo informado no site é prazo estimado podendo ocorrer variações no prazo de entrega dependendo de fatores decorrentes da empresa logística e a entrega do produto poderá ocorrer em prazo maior ou menor ao estipulado no site.
f.3) Os locais de retirada (balcões) não possui vinculo empregatício com a Gráfica sendo estes locais de responsabilidade da empresa logística (MaisLog, Jadlog, entre outras).
f.4) Em caso de mudança de endereço do balcão ou ponto de retirada a Gráfica fica isenta da responsabilidade de locomoção do cliente até o novo local.
f.5) Para transportes por companhias aéreas deverá ser acrescentado o prazo de fiscalização para retirada do material.
f.6) O prazo de transporte se iniciará a partir da saída do material da expedição não sendo agrupado ao prazo de produção (exemplo: Produto finalizou produção sexta-feira, entrou na expedição sexta feira sairá para transporte na segunda ou no dia útil posterior a expedição e não a produção), fica esclarecido que o produto não segue para transporte imediatamente após a produção, pois o mesmo terá que passar pelo departamento qualidade e pelo departamento de expedição e dependerá da disponibilidade de veiculo de coleta para que possa sair para transporte.
f.7) Em casos de materiais gigantes que superam o tamanho de 2 metros e/ou que não cabem confortavelmente em veículos comuns (com excessão dos maleavéis que dá para enrolar), poderá não ser possível fazer a entrega diretamente no endereço solicitado. Nesses casos o cliente precisará buscar o matérial em nossa gráfica ou organizar uma alternativa de transporte adequada. O valor do frete, se pago, será estornado.
g) Não fazemos desmembramento de pedidos. Quando você comprar materiais com prazos muito diferentes entre si, saiba que o prazo que valerá para entrega será o maior. Se precisar que os produtos sejam entregues com prazos diferentes, faça-os separadamente.
h) Não aproveitamos fretes juntando pedidos diferentes. Não é possível a mudança de endereço de entrega após o pedido estar com status produção.
i) A empresa não administra créditos, por isso faça o depósito exato de acordo com o valor total do pedido.
j) Não é permitido agrupar pagamento de pedidos em um único depósito, esta prática causa transtorno e atraso na liberação financeira do pedido. Nesses casos aconselhamos compra de crédito.
k) Reclamações só poderão ser feitas no prazo de 03 (três) dias a partir da data do recebimento do material, exceto quanto as quantidades que deverá ser reclamada no ato da retirada ou da entrega.
l) Somente o site funciona de domingo a domingo. O atendimento funciona apenas de segunda a sexta-feira.
m) Não serão liberados para produção pedidos com qualquer pendência financeira.
n) Os preços praticados pela gráfica poderão sofrer alterações sem prévio aviso.
o) ATENÇÃO: Pedidos recebidos até às 12:00h, com os arquivos corretos e nenhuma pendência financeira, serão produzidos automaticamente. Depósitos realizados na “Boca do Caixa” podem demorar até 3 horas para serem confirmados, isto ocorre devido ao atraso de alguns bancos. Por isso não faça depósitos em cima da hora, pois é necessária a confirmação financeira para iniciar o processo de produção. Os pedidos com PAGAMENTO CONFIRMADO e/ou ENVIO DE ARQUIVO APÓS às 12:00h, o prazo de produção começará a ser contado a partir do dia útil seguinte, não importando o prazo contabilizado pelo site e sim o tempo de produção.
p) Acabamentos adicionais exigem maior prazo de produção, de 01 (um) a 02 (dois) dias úteis como descrito.
q) O prazo de entrega dos materiais na Sede é no mesmo dia após as 16h. Você deve somar este prazo ao prazo de produção do mesmo, para que você tenha uma previsão mais concreta de quando você receberá o seu material. Por exemplo, um cartão de visita é produzido em 3 dias; o prazo de entrega será no mesmo dia, em 3 dias após as 16h. Comprometemo-nos em garantir uma boa impressão e o cumprimento dos prazos desde que o comprador leia todas as instruções e não cometa nenhum ato que vá contra às normas da empresa.
r) O prazo de criação da arte é de 48 horas úteis para todas as grades de cartão de visita, tag, postais, banner, bloco, adesivos, ímãs de geladeira, marcador de página, receituário e timbrado. Para as demais grades deverá ser consultado o prazo. Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco através do nosso Sistema de mensagens.
s) Pedidos realizados e com pendência financeira serão excluídos após 5 dias corridos, caso o pagamento não seja efetuado. Após este período o cliente deverá fazer um novo pedido pois o mesmo não poderá ser reativado.
t) A tecnologia gráfica ainda não permite 100% de precisão nas cores, por mais moderno que seja o equipamento de impressão, a variação nas tonalidades geralmente é de 10%. A Gráfica não garante fidelidade de cor em hipótese alguma e nem garante qualquer tipo de porcentagem de variação de tonalidade ou intensidade da cor, com relação ao monitor ou provas não certificadas pelo padrão ISO coated V2 com o impresso final, pois trata-se de uma limitação de processo.
u) Cada produto vendido em nosso site tem uma especificação de tamanho, como trabalhamos com um gabarito cujo tem uma margem de sangria, os materiais são refilados e os tamanhos finais serão menores que os especificados no site, tendo esse tamanho, uma margem mínima de segurança. Deixamos claro que pode ocorrer esta variação no corte de todos os produtos, por exemplo um cartão de visitas no tamanho 9x5cm pode chegar a 4,88x8,88cm. Pode haver também uma variação de quantidade em 10% para mais ou para menos, isto se dá pela configuração da maquina onde podem ser descartadas as primeiras folhas para correção de margiamento
v) Não será possível o cancelamento de pedidos que já se encontram com o status produção. O início da produção do material se dá com o status ARQUIVO APROVADO, onde a partir deste momento o material é enviado para a PRÉ-IMPRESSÃO.
x) O prazo para reembolso de pedidos cancelados(para qualquer tipo de problema) é de 7 dias corridos. Por questões de organização interna, programamos as transferências bancárias e demais operações financeiras para toda sexta-feira. Após 7 dias corridos tambem não nos responsabilizamos por materiais abandonados na empresa, os mesmos serão descartados sem reembolso.
y) Não nos responsabilizamos por arquivos com fontes não convertidas enviados em PDF X-1a, em caso de arquivo com fontes não convertidas o mesmo poderá ser impresso com a fonte disponível no CTP na hora da impressão, não aceitaremos reclamações por falhas ocorridas devido a não conversão de fontes.
z) Tamanhos e orientações: Não nos responsabilizamos por arquivos com tamanho menores ou maiores, os mesmo serão adaptados ao tamanho padrão podendo ocorrer bordas brancas, distorções ou achatamentos, o qual não será aceito como erro de impressão, Arquivos com orientação errada em JPG poderão ser ou não colocados automaticamente em orientação correta este caso fica julgado a critério do verificador, arquivos em PDF X-1a ou CDR serão mantidas as orientações do arquivo não sendo alteradas suas posições, arquivos com camadas não são checadas as camadas por isto se atente a visualização do arquivo após conversão, pois qualquer erro referente a camadas não será aceito como erro de produção ou checagem.
O cliente também fica ciente que informações fora da margem de segurança poderão ser cortadas e que não é possível na checagem da arte como informações e escritas pois cada cliente é ciente desta regra. Caso haja corte de informações não será tido como erro de corte caso a informação esteja ultrapassando a linha de segurança do gabarito disponível no site.
Casos de Não Reprodução
1) Arquivos com fontes não convertidas
2) Arquivos com tamanhos diferentes do produto comprado
3) Informações Fora da Margem de Segurança
4) Arquivos com erro de gramática
5) Arquivos com cores Pantone ou RGB
6) Arquivos com imagens de baixa qualidade ou imagens abaixo de 300 DPI
7) Arquivos com preto carregado ou superior a 280%
8) Arquivos com cor sobreposta
9) Arquivo com artes com borda
10) Arquivos fora do Gabarito disponível no site
11) Mascaras com cor não K
12) Arquivos com Mascaras desalinhadas
13) Arquivos com informações fora da margem de segurança
14) Produtos 4x1 Arquivos do verso com cor não k (arquivo 4x1 o verso é impresso apenas o canal k, o arquivo deverá conter apenas o canal K caso o canal K esteja zerado ou abaixo de 10% o verso sairá branco)
O presente termo se condiciona a nossa central de dúvidas
Ao enviar o arquivo e realizar o pagamento o solicitante concorda com todos o termos acima e com todas as instruções contidas em nosso site.
Bordas em artes de materiais
Existe um grande problema em relação a materiais gráficos que têm arte com bordas. Quando eles são cortados pela guilhotina, as bordas não ficam com o mesmo tamanho, o que estraga completamente o material.
Exemplo de um cartão de visitas (frente e verso) com bordas.
Exemplo de um cartão de visitas (frente e verso) com bordas. Material cortado pela guilhotina.
Note que as bordas não estão com tamanhos iguais
Por este motivo, aconselhamos que você não faça artes com bordas, pois o seu material será prejudicado. Além disso, a Gráfica não se responsabiliza por problemas em materiais decorrentes de erros por parte dos clientes. Veja abaixo as imagens que explicam melhor o problema com cortes das bordas.
Na imagem acima, podemos ver que as bordas estão cortadas corretamente. Os filetes azuis em volta da imagem representam a parte da arte que foi cortada. Este seria o ideal, mas se acontecer variação no corte, o que realmente acontecerá será o corte errado das bordas. Veja na imagem abaixo.
Observe que cada extremidade da arte foi cortada com tamanhos diferentes. Por esse motivo, as bordas do material não ficaram uniformes, fazendo com que a arte não corresponda í quilo que você queria.
Quando você for fazer um material com frente e verso, preste atenção nos tons de cores que você vai usar para ambos os lados. Se a parte da frente do seu material tiver cores com tons escuros, faça o verso também com tons escuros. Já se você for usar cores claras na frente, faça o verso também com cores claras.
Você tem a opção de fazer o seu material com tons de cores diferentes para a frente e para o verso, mas saiba que isso acarreta em manchas no material. Isso ocorre porque a cor de tom mais escuro mancha a parte que tem a cor mais clara.
Exemplo de um cartão de visita (frente e verso) com frente escura e verso claro. Note que a parte clara ficou manchada.
Este é um processo normal de impressão, mas que pode ser evitado com o simples processo de combinação dos tons das cores da frente e do verso do seu material.
Ao adicionar fundo preto chapado com fontes brancas indicamos colocar barreiras com a configuração C=0 M=0 Y=0 K=100 nas bordas da fonte de no minimo 1mm para evitar manchas e vazamento nas fontes menores que 9 pts.
Existe uma variação natural de tons de cores durante o processo de impressão. Considere a variação quando estiver fazendo a arte do seu material e quando recebê-lo. Não garantimos fidelidade na cor da arte enviada.
Finalização da arte
Todo material para ser produzido deve ser criado e enviado seguindo o gabarito disponível para cada produto, também todo o arquivo deve ser convertido em curvas para textos, convertido em bitmap para efeitos e ao final ou fechamento o arquivo deve ser agrupado para que não haja objetos ou textos soltos.
Não nos responsabilizamos por erros decorrentes das descrições acima citados
Existe uma variação natural de quantidade durante o processo de impressão. Esta variação é de 10%, para mais ou para menos. Portanto, poderão ser impressas quantidades maiores ou menores de 10% da quantidade solicitada pelo cliente. Devido a este processo, a gráfica aplica o processo padrão de colocar 25% a mais de papel na máquina, em relação a quantidade solicitada pelo cliente. Considere esta variação antes de verificar a quantidade recebida do seu material.
Ao utilizar uma tonalidade cinza em uma arte, devemos tomar alguns cuidados para que possamos ter uma impressão de qualidade e sem divergência de cores.
As tonalidades de cinza, podem ser criadas apenas usando o canal K da paleta CMYK, veja:
Dessa forma, a tonalidade ficará mais nítida. Ainda é possível criar mais variações entre os cinzas, basta variar o canal K do 1 ao 100, no exemplo abaixo está em 33, veja:
Aumentar todos os canais de cores sobrecarrega a impressão, o que pode ocasionar variações na tonalidade escolhida, por exemplo:
Observe que o canal K (preto) está inferior aos demais, dessa forma, as cores ciano, magenta e yellow se sobrepõe ao preto, fazendo com que o resultado final de sua arte não fique fiel a do monitor.
Devemos ter atenção para que a cor não fique muito fraca, sugerimos que utilize no mínimo 15% de cor . Veja mais informações em “marca d’água”.
CORES / AZUL CANETA VS ROXO
A Cor Azul é uma das cores mais usadas, ela começa por uma das principais composições da impressão que é o CIANO. Porém, quando falamos de Azul Caneta temos quer ter cuidado para que não vire ROXO/LILÁS, pois as cores são muito próximas.
Em toda impressão, de QUALQUER Gráfica, existe sempre a possibilidade de variação de cor, sempre a média é 10%, então sempre leve em consideração quando criar suar artes. Repare no exemplo acima, 10% muda completamente a caracteristica da cor. Se a ideia era azul, agora esta arroxeado, e azul e roxo na nossa cultura são cores bem diversificadas.
Em algumas cores, o 10% de variação pode não mudar muito a composição real da cor, como o amerelo, verde, que mesmo se tirar 10% ainda continua bem caracteriscio. O verde sempre será verde.
Segue o exemplo:
Basicamente a mesma cor. Verde e verde.
Então como faz para ter Azul Caneta bonito, que ainda fique azul?
Simples, diminua composição de Magenta e coloque uma pitada de preto, isso fara a variação ainda ser azul. Exemplo bom indicamos, C:100 M:95 Y:0 K:15.
Perfeito, azul ainda azul!
Devido ao nosso processo gráfico, não trabalhamos com “prova de cor” do material. E por esse motivo podem haver variações de cores em uma mesma produção. Sendo assim, não garantimos fidelidade da cor enviada. Nunca uma impressão será igual a outra, podendo variar até 10% para mais ou menos dependendo da composição da matriz.
IMPORTANTE: Em caso de adesivos, lonas, ou outros impressos em plotter de comunicação visual, temos várias máquinas distintas. Por exemplo, se for fazer varias paredes de um estabelecimento é necessário que o envio seja em um unico item, JÁ MONTADO TODOS ADESIVOS, para que seja feita no mesmo máterial, na mesma hora, com mesma máquina.
CORES / PRETO E CORES ESCURAS
· Como utilizar a cor preta
Certos cuidados são necessários ao trabalhar com a cor preta na montagem das suas artes, uma vez que, sem observar algumas orientações, é possível que haja problemas no resultado da impressão, como manchas, decalques e tonalidades diferentes daquela que o cliente deseja.
Manchas: Caso o seu material tenha impressão frente e verso, tome cuidado com as cores que irá utilizar. Se a impressão da frente do material possuir cores escuras, faça a impressão do verso também com cores escuras. A mesma regra se aplica para cores claras.
Mas caso você queira mesmo assim utilizar cores diferentes, esteja ciente de que há risco de borrar ou manchar o material. Isso ocorre porque a cor de tom mais escuro mancha a parte que tem a cor mais clara.
Exemplo: Frente com tons escuros e verso com tons claros. O verso que foi impresso com tons claros borrou. O mesmo pode ocorrer com seu material.
Confira abaixo os tipos de preto e as devidas orientações para evitar problemas na impressão.
TIPOS DE PRETO
Devemos prestar atenção nos tipos de preto para impressão. Alguns merecem um cuidado especial para que não ocorram erros em sua finalização.
Confira abaixo todos os tipos de preto:
Preto Carregado em Impressão OFFSET ou Laser
O preto carregado é um tipo de preto que não é aceito em impressões. Sabe-se que o preto está carregado quando a soma dos 4 canais da paleta CMYK supera 320%, ou seja, uma carga muito grande de tinta será liberada fazendo com que a impressão fique borrada ou cole em outros papéis.
Para verificar se o preto está carregado, execute as orientações abaixo:
Corel Draw
Selecione a ferramenta “Conta-Gotas de Cor” e coloque-a em cima de todas as áreas de preto da sua arte. Irão aparecer 4 números (referentes aos 4 canais do CMYK). Some esses números e confira se ultrapassam 300.
Ex: C90 + M85 + Y100 + K95 = 370% de cor (preto carregado)
Evite ao máximo esse tipo de preto. O mais indicado é utilizar preto fundo (C:25 M:25 Y:25 K:100) ou então preto puro (C:0 M:0 Y:0 K:100).
Illustrator e Photoshop
Abra a janela clicando em Color (Cor) – atalho F6 – ou por meio da opção Window (Janela), no menu. Selecione a ferramenta Eyedropper (Conta-gotas) teclando “I” e clique nas áreas pretas. As cores selecionadas serão mostradas na janela Color (Cor).
-> Continue lendo para saber mais sobre essas formas de uso da cor preta.
Caso o arquivo seja enviado com preto carregado, ele será colocado em pendência*, sendo solicitado ao cliente a correção. Somente após o reenvio do arquivo corrigido ele será encaminhado para a produção.
Como corrigir o preto carregado
O preto passa a estar “carregado” quando a soma dos 4 canais de cor do CMYK ultrapassa a porcentagem de 300%, podendo ocasionar manchas durante a impressão.
Ex: C: 100 M: 100 Y: 100 K: 80 = 380% de cor (preto carregado)
Então, em todos os textos ou curvas do seu arquivo, certifique-se de que a porcentagem total de cores não esteja ultrapassando 300%.
Caso o preto carregado esteja nas imagens é preciso que você diminua a porcentagem de cor. Para fazer isso, siga o passo a passo:
Corel Draw
Illustrator
Photoshop
Preto Puro (ou Preto Normal)
O preto puro é a tonalidade mais recomendada para ser usada em textos ou curvas. Ele pode ser utilizado tanto na impressão digital como em offset. O preto puro não é recomendado na utilização do fundo das artes, pois na impressão pode passar a ter um tom marrom escuro. A configuração correta do preto puro é C:0 M:0 Y:0 K:100.
Preto Fundo (PRETO IDEAL) Para Offset
O preto fundo é uma tonalidade de preto recomendada para ser usada no fundo das artes por conter um pouco de ciano em sua composição. Entretanto, ele é indicado somente para impressos em offset, pois se produzido em impressão digital o preto ficará com tom azulado. Os canais de cor desse preto são: C:25 M:25 Y:25 K:100.
O preto fundo também serve como calço para que o preto não fique “lavado”. Geralmente é utilizado em materiais como pastas, folders, etc.
Preto Fundo (PRETO IDEAL) Para Comunicação Visual e Plotter
Para materiais como Lonas, Banner, Adesivos, Tecidos, e qualquer outro feito em plotter de impressão digital, é indicado ou: C:25 M:25 Y:25 K:100 ou C:40 M:40 Y:40 K:100.
Preto Fundo (PRETO IDEAL) Para TAPETES DE CAPACHO e Sublimação
Para materiais como Tapetes de Capacho com Impressão UV e Tecidos de Sublimação, são materiais tendenciosos a diminuir o tom das impressões, por conta disso, nesse caso o quanto mais cor (tinta) por ponto, melhor é para chegar a um melhor resultado. Nesse caso é ideal usar o preto forte com a configuração, e qualquer outro feito em plotter de impressão digital, é indicado ou: C:80 M:80 Y:80 K:100.
Preto Linha (ou Preto Contorno)
O preto linha é utilizado para proteger os textos com o fundo preto, e deve ser utilizado como contorno em textos quando eles estiverem a frente de um fundo preto, pois a tinta poderá “invadir” as outras cores durante a impressão. Com essa proteção, os textos ficarão mais nítidos. Os canais de cores desse preto são: C: 1 M: 1 Y: 1 K 100.
Impressão do cinza
Ao utilizar tonalidade cinza em uma arte é preciso tomar alguns cuidados para evitar divergências de cores.
As tonalidades cinzas devem ser criadas apenas usando o canal “K” da paleta CMYK. Para isso, basta variar o canal “K” do 1 ao 100. Recomendamos a não utilização de outros canais de cor na composição do cinza a fim de que a tonalidade não fique esverdeada ou avermelhada. Além disso, ao aumentar todos os canais de cor há a possibilidade de sobrecarregar a impressão, ocasionando variações na tonalidade escolhida e até mesmo causando manchas.
Caso o canal K (preto) esteja inferior aos demais, as cores ciano (C), magenta (M) e amarelo (Y) se sobreporão ao preto, fazendo com que o resultado final de sua arte não fique fiel ao que é visualizado no monitor.
ATENÇÃO: sugerimos que, ao trabalhar com o cinza, seja aplicado no mínimo 15% de cor no canal “K”, para que a cor não fique muito fraca. Veja mais informações no item “Marca d’água”.
COMO PROTEGER CORES CHAPADAS
Recomendamos que para as cores chapadas, como por exemplo, o preto fundo (C:40 M:0 Y:0 K:100), preto puro (C:0 M:0 Y:0 K:100), entre outras com grande porcentagem de cor, seja acrescentado ao material a cobertura de verniz total ou laminação fosca, afim de proteger a impressão, evitando riscos ou pequenos decalques em sua finalização.
Verifique o exemplo abaixo:
CORES / MARCA D'ÁGUA
· A Marca d’água é uma excelente opção para utilizar na arte gráfica, porém para que a mesma saia conforme o desejado é importante seguir esta regra: a área de aplicação da marca d’água deverá ter, no mínimo, 10% de cor nos canais (CMYK) e/ou 10% de diferença entre a cor do fundo e a marca d’água, visando deixar a mesma visível na impressão.
Confira abaixo todos os exemplos com a aplicação da Marca d’água:
Na Marca d’água simples*, indicada na imagem abaixo, a porcentagem usada nos canais de cor possuem, juntas, o mínimo solicitado de 10%, ou seja, a distribuição pode ser feita tanto na soma dos canais quanto em um canal único, isso vai variar de acordo com a composição usada.
O importante é que, independente da forma utilizada, a regra dos 10% de cor CMYK, seja respeitada.
*Marca d’água simples – fundo sem cor.
Quando a Marca d’água é usada com fundo de cor próxima a regra dos 10% de diferença de cor deve ser aplicada em cada um dos canais (CMYK), ou seja, não se aplica mais na soma dos canais.
Veja que o fundo está com tonalidade mais escura (C90 M70 Y20 K20), logo os logotipos, feitos como Marca d’água, devem ter a diferença dos 10% aplicados em cada um dos seus canais de cor (C80 M60 Y10 K10).
Seguindo essa regra o efeito da Marca d’água é concedido sem que haja alteração na tonalidade de cor.
As artes gráficas que possuem fundo preto requerem um cuidado maior no uso da Marca d’água, por isso, é importante seguir esta regra: 10% de diferença em cada canal CMY, e 15% no canal K.
Reforçamos que a alteração de 10% para 15% é dada apenas para o canal K, e somente se aplica se a composição do fundo estiver igual ou superior a 50%.
Infelizmente, o Corel Draw aceita mais de um modo de cor no mesmo arquivo e muitas vezes esses arquivos são enviados para a produção.
Os modos de cores mais populares são: RGB, CMYK e as cores Pantone®. A Gráfica trabalha apenas com o modo de cor CMYK e os arquivos devem estar de acordo com esta norma.
Se você identificou no momento do diagnóstico que existem preenchimentos em RGB, PANTONE ou outro modo de cor, veja no filme a seguir como é prático e rápido fazer a conversão das cores para o padrão CMYK:
Preenchimento em CMYK
Não esqueça de repetir o procedimento para os contornos:
Contorno em CMYK
Obs: Métodos automatizados nem sempre têm resultados satisfatórios, o melhor e mais seguro método de conversão de cores para CMYK ainda é o feito manualmente.
É muito comum utilizar imagens de máquina fotográfica digital, internet ou scaneadas. Estas imagens estão no formato RGB e devem ser convertidas para o modo de cor CMYK.
Imagem em CMYK
· Lembre-se de calçar a cor preta quando utilizá-la em degradê.
Observe que no lado preto do degradê foram acrescentados os mesmos percentuais de cores dos canais que compões a cor do vermelho do outro lado.
Isso deverá acontecer para qualquer cor que você utilizar, outro exemplo é em um degradê verde= C:100 M:0 Y:100 K:100 o lado da cor preta será C: 100 M:0 Y:100 K:100.
· O padrão utilizado para cor azul marinho no Corel Draw é C:100 M:100 Y:0 e K:0 que resulta em uma tonalidade roxa em seu impresso.
A Gráfica aconselha a utilização da composição de azul : C:100 M:80 Y:0 e K:10 (Azul Royal). Veja no exemplo abaixo.
Observação: para escurecer a cor acrescente de 10 em 10% no canal K.
Para melhores resultados para grandes áreas de preenchimento com a cor preta, aconselhamos calçar a cor da seguinte forma:
40% de ciano e 100% de preto (C40 M0 Y0 K100).
Veja abaixo a janela de preenchimento uniforme do Corel Draw com o ajuste correto para uma boa impressão da cor preta, como cor de fundo dos impressos e preenchimento de objetos maiores (C:40 M:0 Y:0 e k:100).
Nota: vale lembrar que, como cada monitor pode possuir uma configuração diferente, esta configuração de cor pode deixar o preto com aparência azulada. Porém, na impressão, a cor será preta.
Veja a baixo a mesma janela de preenchimento uniforme do Corel Draw, com o preenchimento errado (C:100 M:100 Y:100 K:100). Esse preenchimento errado de cores causa problemas como decalque, letras e imagens tremidas, pois sobe muito a carga de tinta, causando assim uma demora na secagem do material.
Você deve clicar no campo Simular ambiente e deixar a mesma no padrão que recomendamos o (Documento) U.S. Web Coated (SWOP)v2.
Depois utilize a opção cores de prova para visualizar como o seu produto vai ficar mais próximo possível do nosso padrão em CMYK quando impresso.
Assim, o risco de sofrer variação de cores ficará muito menor.
Para ter uma visualização das cores o mais próximo possível de uma impressão CMYK, ajuste seu gerenciador de Cores como no exemplo abaixo. Acesse o Gerenciador de Cores, no CorelDraw!, pela barra de menu, ferramentas > Gerenciamento de Cores.
Não corra riscos ao aplicar cores. verifique se a paleta de cores utilizada pelo CorelDraw! é a “Paleta de CMYK padrão”, através do menu exibir > Paleta de cores > Paleta CMYK padrão.
CORES / APLICANDO AS CORES DENTRO DOS PADRÕES DA GRÁFICA
· A empresa utiliza o processo de impressão OFF-SET, ou seja, impressão plana. O off-set é um dos processos de impressão mais utilizados desde a segunda metade do século XX. Ele garante boa qualidade para médias e grandes tiragens, além de imprimir em praticamente todos os tipos de papel e alguns tipos de plástico. Porém, mesmo tendo uma impressão de boa qualidade, existem limitações tecnológicas do processo, como por exemplo: a COR.
Para melhorar estas limitações, a empresa adotou certas regras que ajudam o processo a tornar-se mais produtivo e com qualidade, assim seu material será impresso com segurança. Abaixo, explicaremos o que fazer passo a passo com relação às cores e como elas funcionam dentro da empresa.
Gerencie as cores do seu monitor
Primeiramente, verifique se o seu monitor está configurado com as cores corretas. Aproximando a cor da tela à impressão.
Paleta de cores do Corel Draw
A Gráfica trabalha apenas com a paleta de cor CMYK, utilize sempre esta paleta de cores.
1º Verifique se sua paleta encontra-se no modo de cor CMYK. Veja abaixo o exemplo.
2º Caso ela não se encontre no modo de cor CMYK, você deverá trocar para este modo, que é o padrão da empresa. Veja como fazer o processo:
Feitas estas análises citadas acima e colocando dentro do padrão que a empresa utiliza, você poderá utilizar combinações de cor, existente dentro da paleta CMYK. Porém, existem algumas particularidades em certas cores, das quais temos que tomar cuidado. Veja a lista abaixo e siga as instruções corretamente. Assim, o seu material não terá problemas de impressão.
Para a montagem de materiais com verso é necessário prestar atenção na orientação para o envio do produto (processo denominado “pé com pé”). Caso o produto seja enviado na orientação errada, o material poderá ser impresso de ponta-cabeça. Então vamos aprender como deve ser feito o envio.
Para as artes criadas na orientação paisagem (horizontal) ou retrato (vertical) não há regras de orientação, porém em artes criadas em retrato ou paisagem e invertido de lado, a orientação é importante. Veja o exemplo abaixo da forma mais simples de envio. De frente ao que se lê.
A arte foi criada de pé (vertical/retrato), mas a orientação solicitada na descrição do produto é na horizontal (de lado). As artes deverão ser rotacionadas para a orientação solicitada. Ficando assim Pé com Pé em seu resumo.
A frente do material foi rotacionada a 90 graus, e o verso, a 270 graus. Agora o arquivo do produto está correto, e a impressão será realizada corretamente.
FECHAMENTOS / VINCO-DOBRA
Para os produtos que possuem vinco ou dobra, é necessário que o arquivo seja enviado na orientação certa. Veja a seguir:
No exemplo acima, o produto receberá o acabamento de “Vinco”, a parte da frente deverá estar encaixando com a parte de cima da arte do verso (PARTE INTERNA), ou o termo mais utilizado: “Pé com cabeça”.
PRODUTO FINALIZADO
Se a visualização do seu arquivo for paisagem (deitado), apenas coloque um do lado do outro.
Caso a máscara ocupe grande parte da superfície do material, poderá resultar no surgimento de pequenas bolhas ou até mesmo apresentar um aspecto queimado nas áreas em que o acabamento for aplicado, tendo em vista que sua aplicação é feita por meio de uma chapa de metal aquecida (chamada clichê) sobre uma lâmina com a cor escolhida.
Esses problemas ocorrem devido ao calor gerado durante o processo de produção. Para evitá-los, orientamos que o hot stamping não seja aplicado em áreas muito extensas do impresso.
Produtos com grandes áreas de aplicação do hot stamping apresentando riscos e manchas
.
Orientamos que para esta cobertura é necessário criar máscaras separadas, ou seja, se o material for frente e verso o cliente precisará enviar uma máscara para Hot Stamping e duas máscaras de verniz (frente / verso).
A aplicação do Hot Stamping é feita no último processo da cobertura, após a laminação fosca e o verniz localizado. Como a aplicação desta cobertura é feita por aquecimento não é indicado que seja inserido o Hot Stamping em áreas que já possuem a cobertura de verniz localizado, uma vez que esta dificulta a aderência da fita metálica ao papel. É aconselhável ainda que seja mantida uma distância de, no mínimo, 0,6mm (0,06cm) entre os locais que receberão o verniz e o metalizado, a fim de garantir que as coberturas não se sobreponham evitando riscos e decalques no hot stamping. Veja como montar corretamente as máscaras:
Resultado:
Atenção:
– O tamanho máximo para a aplicação do hot stamping é de 9x9cm.
– O acabamento pode ser inserido somente na frente do impresso.
– Mantenha uma distância de, no mínimo, 0,6mm entre os locais que devem receber a cobertura de verniz localizado e de hot stamping. A sobreposição dessas coberturas pode gerar avaria no material, por isso não é indicada.
– Indicamos ainda que não sejam utilizados acabamentos como furo ou corte especial em cima da aplicação do hot stamping, pois este pode descascar além de causar outros danos.
Embora proporcione uma aparência sofisticada ao material, o encaixe da máscara de hot stamping nos elementos da arte gráfica pode sofrer variações. Ou seja, assim como todos os materiais gráficos, os impressos com hot stamping também estão sujeitos a deslocamentos. Por isso, fique atento: encaixes muito detalhados podem ficar deslocados ou até mesmo sobrepor informações, prejudicando o resultado final do produto.
Outra informação importante é a de que todos os elementos da máscara devem estar em preto (C0M0Y0K100) com o fundo em branco (sem pigmento de cor: C0M0Y0K0), e obrigatoriamente em vetor. Dessa forma não há risco de distorção ou imprecisão na máscara.
PRODUTO FINAL COM MÁSCARA DESLOCADA
Para obter melhores resultados, os elementos que receberão o acabamento deverão aparecer somente na máscara hot stamping, e não na arte gráfica.
PRODUTO FINAL
Uma boa fonte faz toda a diferença em um material gráfico, mas quais são os cuidados que se deve ter ao escolher fontes para produtos com hot stamping?
O uso correto do tamanho da fonte é essencial para que haja uma boa aplicação do hot stamping, pois caso a fonte seja muito pequena, o clichê quente pode fazer com que a aplicação “vaze”, tornando a informação ilegível.
Sugerimos a utilização de fontes iguais ou maiores do que 8pt. Em geral, as fontes não possuem grandes limitações de produção, apenas deve-se evitar o uso de fontes que possuem linhas muito finas.
Assim como acontece com as fontes, um logo com linhas muito finas também pode ter o resultado final prejudicado, considerando que a linha muito estreita no clichê impede que haja pressão suficiente da fita sobre o material, e sem a pressão adequada, a tinta da fita não será colada corretamente.
Também orienta-se evitar linhas muito próximas umas das outras. Caso contrário, ao invés de resultar em várias linhas detalhadas com espaço entre elas, é impressa apenas uma linha mais espessa, sem os espaços.
A utilização de molduras ou linhas em qualquer uma das laterais dos produtos (tanto na parte superior, inferior ou nas laterais) não é aconselhável para nenhum material gráfico, incluindo os impressos com hot stamping.
Como, durante o processo gráfico, há variações no corte dos materiais, mesmo que essas variações sejam mínimas, ao utilizar molduras ou linhas nas bordas é possível que o material transmita a aparência de descentralizado.
–
Atenção:
Dentre as cores disponíveis para o hot stamping, há a opção “Holográfico”. Trata-se de um acabamento que traz um aspecto de autenticidade a qualquer material. O holográfico é muito utilizado em selos de qualidade, segurança e aprovação. Uma característica desse acabamento são as palavras “genuíno” e “original” espalhadas por toda sua superfície. Veja abaixo um exemplo de hot stamping holográfico produzido em nosso parque gráfico:
Agora que você já sabe todos os cuidados a serem tomados durante a criação dos arquivos, acesse o filtro de Materiais com Verniz Localizado e Hot Stamping e faça sua compra hoje mesmo com a máxima qualidade da Gráfica!
FECHAMENTOS / PVC TRANSPARENTE + BRANCO
A impressão em PVC transparente é feita em um material translúcido. Com a possibilidade do calço branco, é possível deixar partes do material menos transparentes. Salientamos que devido a característica do material a impressão é concedida apenas para frente do impresso.
A mídia utilizada para impressão é totalmente transparente, portanto, para que partes da arte percam um pouco desta transparência é necessário o envio de uma máscara. Esta máscara deve indicar os locais de aplicação do calço branco, visando conceder o efeito desejado.
O documento da máscara deve ser enviado em um arquivo separado da arte gráfica, contendo apenas os locais desejados para aplicação do calço. Para criação deste arquivo utilize apenas o canal K da paleta CMYK, ativando 100% da cor (K=100).
Obs.: toda a área que não for coberta pela máscara ficará 100% transparente.